quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Medidas de coragem!

Ora pois cá estamos!

Orçamento de Estado e não se fala de outra coisa, em todo o caso hoje após o PSD ter anunciado algumas condições para as negociações, eis que o Governo marca uma conferência de imprensa para reagir ao comunicado, para ser franco não ouvi com atenção a reacção, mas deu para ouvir o suficiente para saber que segundo o porta voz do Governo, este orçamento é um orçamento de coragem!...

Esperam lá! De coragem?! Um orçamento de estado que é feito para ceder a toda e qualquer pressão externa ao país... ah e tal que vem ai o papão do mercados e se não fizermos isto assim vem-nos açoitar e depois vêm os meninos do FMI tomar conta de nós!

Cobardia! Este orçamento não é mais que um puro acto de cobardia, ceder à pressão dos mercados que nos esfolaram vivos fazendo que na generalidade dos estados aumentassem os seus défices para ajudar o sector financeiro e agora o mesmo sector cobra juros altíssimos porque o défice é elevado e se o Governo não puser o povo encolhido e em dificuldades ainda aumentam mais, porque cortar nas regalias do sector financeiro é que não pode ser!

Coragem teria sido um orçamento que resolvesse os problemas estruturais do país em vez de andar podar as ramas da árvore para ficar mais bonitinho, mas a árvore continua doente.
Coragem seria não ceder à chantagem dos mercados e colocar o sector responsável por tudo isto a contribuir um pouco mais porque até hoje só serviram para acumular riqueza para alguns.
Coragem seria criar condições para que o sistema produtivo do país se desenvolvesse para diminuir importações e aumentar exportações.
Coragem seria pedir o dinheiro de volta de todas as derrapagens orçamentais que as obras públicas têm e sempre tiveram.
Coragem seria obrigar os grandes grupos económicos a reinvestir parte dos lucros obscenos que obtêm em Portugal em vez de passarem a vida a meter o dinheiro fora do país contribuindo assim para a criação de novos empregos e riqueza. 

Saudemos o nosso país de governantes de coragem inquestionável e que irão conduzir-nos a um futuro próspero e brilhante com a bênção dos deuses dos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário