quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como um grande investidor faz dinheiro

Vamos imaginar o seguinte cenário, eu sou um grande investidor com um bom capital para investir.
Olhei hoje para as acções da EDP e estão a 2,72€, pois as cotações da EDP têm estado baixas desde o início do ano.
Comprei 1.000.000 de acções, portanto gastei 2.720.000€ nas acções, de seguida ligo para um amigo meu que costumo encontrar no campo de golfe e de quando em vez jogamos juntos, ele trabalha numa corretora de destaque e sugiro-lhe que se fizer uma recomendação para as acções da EDP lhe consigo arranjar uma comissão de 20%.
No dia seguinte aparece a recomendação de aquisição nos jornais e sites da especialidade e como consequência a procura das acções aumenta, preço vai subindo com os seus altos e baixos.
Ao fim de 1 semana as acções valorizaram 5% e valem agora 2,86€, por isso a venda rende-me 2.860.000€, o que me dá um lucro de 140.000€, daqui tenho de entregar 20% ao meu amigo o que equivale a 28.000€ e assim fico com 112.000€.

Digamos que fora outros investimentos nesta semana ganhei 112.000€, o que até vem mesmo a calhar porque estava a pensar em comprar um carro novo.

Este é um cenário simplificado de algo que se passa no dia a dia dos mercados financeiros, claro que para simplificar as coisas retirei os impostos devidos, mas dá para perceber a ideia.

Bons investimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário